sessões e palestrantes

sessões por temáticas

0. Blockchain Revolution

O impacto das tecnologias no mundo pós pandemia

Carlos Piazza

Marshall McLuhan disse que a inovação não é uma nova tecnologia, mas transformação da sociedade causada por ela.

Num mundo que aprendeu o valor do virtual, a tríade Blockchain, Inteligência Artificial e Internet das Coisas serão a base das novas tecnologias que chegam ao mercado.

O que podemos esperar no cenário pós pandemia?

Qual o tamanho da Revolução Financeira no Brasil?

Keiji Sakai

Open Banking, PIX, Blockchain, Sandbox, o que esperar dos bancos e das fintechs nos próximos anos.

Mesa-redonda | Já passou o ciclo do Oba-Oba Epa-Epa do Blockchain no Brasil?

Claudia Mancini, Oliver Cunnigham, Rodrigoh Henriques e Carl Amorim

A adoção do Blockchain no Brasil já passou da fase inicial do Gartner Hype Cicle, indo além do Pico das Expectivas Infladas e o Vale das Desilusões?

Nesta Mesa redonda os participantes comentam o atual estágio da tecnologia e dos modelos de negócios baseados em Blockchain no Brasil

mesa-redonda |O que esperar do Blockchain no Brasil em 2022?

Renata Baião e Carl Amorim

Panelistas conversam sobre o que esperar da evolução da adoção do Blockchain no Brasil e suas expectativas para 2022

6 anos de Blockchain Revolution

Don Tapscott, Blockchain Research Institute

Seis anos passados desde a publicação do Livro Blockchain Revolution em 2016, como está a adoção da tecnologia no mundo, ainda é um Hype, ou a Revolução chegou para ficar?


1. Finanças Descentralizadas (DeFi)

DLTs e finanças descentralizadas (DeFi): CBDC e moedas digitais.

Carlos Alberto Durigan Junior


Os Negócios Digitais na web 3.0 - Como a DeFi tem transformado vidas e negócios

Bruno Contardi

A palestra vai compartilhar em uma linha do tempo o desenvolvimento da web com a criação dos emails, as mídias digitais e o ecomerce ate a web 3.0 com o lançamento do bloco gênese do bitcoin em 2009 onde vamos visualizar os números de crescimento das principais empresas e organizações da economia digital com o destaque da web 3.0 e seus principais atores tokenizados com o objetivo de visualizar o plano de fundo de onde a blockchain e as criptos estão e estimulem empreendedores e empresários a se aprofundar nos impactos e aplicações da blockchain além do trade. 

Workshop | Corretoras Descentralizadas em múltiplas blockchain

Alvaro Brognoli

Perfil iniciantes, apresenta os conceitos de corretoras descentralizadas, funcionalidades diferenciadas em algumas delas, dex de stablecoin, mostrar algumas das principais DEX

painel | A revolução dos pagamentos e investimentos em cripto com DeFi

Bernardo Madeira, Caio H. Rodrigues, Beto Vides e Cassio Kiles

Na apresentação serão expostos os principais benefícios que a proposta de blockchain oferece, como o uso de certificados digitais, contratos inteligentes e distribuição da informação. Nesse sentido, a palestra mostrará diferentes casos de uso: das transações financeiras interbancárias gerenciadas pelo blockchain ate pagamentos em cartões de criptomoedas, como é o caso da Visa. Outros aspectos importantes da tecnologia blockchain também serão destacados como rastreabilidade, transparência e eficiência na operação. A palestra abordará ainda uma das tendências mais fortes do mercado de blockchain na atualidade: DeFi – finanças descentralizadas, destacando a possibilidade de se criar um ecossistema de serviços financeiros descentralizados e estável, com ativos altamente voláteis como bitcoin.


2. Governo como Catalisador

Mesa-redonda | Criptocities, indo além da inteligência

Bruno Contardi, Fernando Motolese e Lucas Leiva

Mesa redonda apresenta os exemplos de São Tomé das Letras e de Jericoacoara, duas iniciativas que visam levar a Criptoeconomia para o cidadão comum e gerar prosperidade e inclusão a todos.

mesa-redonda | A única solução para a corrupção é a Cadeia de Blocos?

Somente o Blockchain pode reverter a corrupção endêmica que assola o Brasil?
Como a tecnologia e transparência podem virar o jogo da gestão pública.

mesa-redonda | O que esperar de Brasília?

O Congresso Nacional discute vários projetos de regulamentação do Blockchain. Vamos discutir os rumos tomados por Brasília e se há esperança dos legisladores não interferirem no crescimento do Blockchain no Brasil.

mesa-redonda | Sandbox Regulatório da CVM, valeu a pena?

Terminado o primeiro ciclo do Sandobox Regulatório da CVM com 3 de 33 projetos aprovados, ficam as perguntas: 

O que aprendemos? O que mudou? Que progressos foram feitos? Valeu a pena?

É possível regulamentar o Blockchain? devemos nos preocupar com isso?

Devemos regular o Blockchain e os cripto ativos? Quais os melhores exemplos observados até o momento? Com o que devemos nos preocupar quando lançamos uma iniciativa de regulamentação do Blockchain?


3. Identidade Digital

Mesa-redonda | Blockchain e LGPD, pode uma plataforma aberta e distribuída ser fundamental para a proteção dos dados do cidadão?

Bernardo Madeira, Paulo Perrotti e Stefano Triska

A aderência da Lei Geral de Proteção dos dados é o assunto mais quente no 2019 e 2022. Muitas empresas estão começando ações urgentes a fim de se adequar a esta nova demanda considerando identidades digitais criptografadas a fim de criptografar esta informação. Uma problema no mercado é que, mesmo com um roadmap funcional, há grandes duvidas em relação a arquitetura tecnológica de implementação de modelos compliance. Nesta apresentação iremos entender como Blockchain opera no contexto da LGPD, as ações que as empresas estão considerando os casos de uso e como encaixar o modelo de dados para endereçar esta demanda.

mesa-redonda | Identidade Digital na Saúde 4.0

Uma Plataforma BaaS para conectar os Atores da Saúde através de uma Carteira Digital, onde todo o Histórico Médico do paciente é armazenado sob a posse e gestão do próprio Paciente.

mesa-redonda | Identidade Soberana, quem disse que isso devia estar nas mãos do governo?

A Identidade soberana é uma das principais iniciativas para garantir os direitos dos cidadãos fora das fronteiras de seus países, garantindo, em caso de conflito e emergências, a manutenção dos direitos básicos da pessoa.
O governo brasileiro, em particular o poder judiciário, tomou para si a responsabilidade de conduzir o processo de identificação eletrônica dos cidadãos e a sociedade, mais uma vez, fica à margem do processo, excludente centralizado e baixa eficiência.
É possível que a sociedades brasileira tome as rédeas dos seus direitos? quem seria o responsável por essa iniciativa e qual o papel de cada um?


4. Planeta Sustentabilidade

Mesa-redonda | O Papel do Blockchain na recuperação ambiental e na agricultura sustentável

A tokenização de créditos de carbono, de projetos de recuperação ambiental como agro florestas e financiamento de projetos sustentáveis pode levar a recuperação ambiental para os pequenos produtores e cidadãos comuns, tornando a busca pela sustentabilidade uma missão de todos?

mesa-redonda | Os avanços da tecnologia Blockchain para uma economia compartilhada: inovação e sustentabilidade descentralizada

A economia compartilhada ou economia colaborativa, proporciona o intercâmbio de serviços, recursos, bens, tempo, conhecimentos e habilidades despertando uma perspectiva mais resiliente para organizações e estruturas horizontais não hierárquicas, com foco na redução de despesas e a limitação ou eliminação de intermediários. Esse conceito depende fortemente de valores sociais, ecológicos e sustentáveis, baseado na crença de que usar é mais importante do que possuir ou possuir.

Neste contexto, a tecnologia Blockchain tem proporcionado grandes revoluções, não somente no aspecto tecnológico, mas, de forma crescente, econômico, social e sustentável. A necessidade de contribuir com a comunidade sobre novas perspectivas no campo da sustentabilidade com o uso de modelos descentralizados, é de extrema importância para o amadurecimento de casos de uso que utilizam a tecnologia Blockchain como fator inovador para novos aspectos de consumo e distribuição de riqueza.

painel | Como Blockchain é uma ferramenta poderosa para permitir a regeneração da natureza

Um painel de discussão com membro(s) da Regen Network sobre como o blockchain pode servir como uma ferramenta poderosa para zelarmos pelos recursos naturais.


5. Plataformas Emergentes

Sistemas e Plataformas de Decisão Data-Driven - O papel da Blockchain na Complexidade

Danilo Lessa Bernardineli

Como a blockchain vem servindo de ferramenta para endereçarmos problemas em sistemas complexos.

workshop | Introdução a Blockchain & Smart Contracts

Ícaro Avellar

Uma visão geral de como funciona essa tecnologia, com explicações práticas de como funcionam os blocos, o que é função hash, criação de um smart contracts e principais aplicações.

workshop | Quando dois mundos se encontram - Leilões Judiciais com garantia Blockchain

Ronaldo Sodré Santoro

A Rede Bom Valor é especializada em criar soluções digitais que promovem ambientes de negociações e transações mais seguros, autênticos, neutros, confiáveis e acessíveis para empresas e pessoas, por meio da tecnologia blockchain.


6. Revolução da Cadeia de Suprimentos

Blockchain na cadeia de Gás e Óleo

Douglas Heintzman

A tecnologia Blockchain oferece novas abordagens para contratos de serviços, descoberta de preços e todo o ciclo de vida da transação, criando economias de custos potenciais e eficiências de processo muito atraentes para ignorar.

workshop | Entenda o uso do blockchain em Cadeia de Suprimentos

Christian Souza

A adoção da tecnologia blockchain aporta confiança em processos de negócio entre empresas. A rastreabilidade em cadeias de valor utilizando blockchain vai além de saber a sua localização - confiabilidade por design.


7. Revolução de Ativos Digitais

Blockchain e o futuro das empresas

Guilherme Deps Cabral

Os impactos da Tokenização e dos contratos inteligentes na gestão das empresas.

workshop | Como a tokenização está criando novas oportunidades em negócios

Vinicius Chagas

Apresentar o conceito de tokenização e de token. Passar pelos principais tipos de tokens. Mostrar como alguns negócios vêm usando os tokens para criar novas formas de monetização.

workshop | Cryptomiles - Os seus dados de mobilidade merecem valorização!

Expedito Belmont

O Cryptomiles é um ativo digital made in Brazil que revoluciona a indústria do seguro automotivo fazendo a inclusão na cadeia de valor da parte mais importante: você!

workshop | Entenda os diferentes modelos de tokens e cripto-moedas!

Bernardo Madeira

Neste workshop iremos entender os diferentes modelos de tokens ERC-20, o famoso NFT, modelo ERC-721, o RFT modelo ERC-1155 e outros modelos de dados e tokens adicionais. Iremos entender como escalam e como se combinam para gerar modelos de negocios e ecossistemas economicos consistentes. Iremos tambem entender a gestão economica a fim de administrar a inflação e deflação economica e ainda iremos explicar a diferença entre utility tokens, security tokens e stable coins. Entre na era blockchain!

workshop | Token Engineering

Patricia e Thiago Rossi

Apresentar resumidamente o que é a engenharia de Tokens e como podemos unir ferramentas de Design, engenharia e programação para desenhar sistemas criptoeconômicos, aliando os conhecimentos socioeconômicos, culturais entre outros.

Tokeneconomics

Helena Margarido, Tiago Cavazin e Thiago Rossi

A economia por trás do tokens, explicado o proposito de cada um no seu ecossistema.


8. Revolução na Agropecuária

mesa-redonda | Blockchain no Agro

Vinicius Camilo, Priscylla Lustosa Bezerra, Tiago Cavazin e Thiago Rossi

A Tecnologia vai permitir à cadeia do agronegócio se reinventar em diversas dimensões. Nesse painel, vamos apresentar os impactos do blockchain no agronegócio, e as melhorias que ele pode trazer.

Bacoin, a comunidade substituindo o governo no financiamento da produção rural

Ricardo Silva e Carl Amorim

Em 2020 uma prova de conceito de tokenização de um lote de 30 leitões foi iniciadas e por 14 meses o projeto foi conduzido no interior de Santa Catarina.
A palestra vai apresentar o caso e o potencial que a Tokenização representa para mudar de vez como se financia o agronegócio brasileiro, trazendo inclusão e prosperidade para as comunidades locais ao invés dos grandes bancos, Trading companies e Cooperativas.

Como equipar pequenos agricultores com ferramentas Blockchain pode aumentar a produtividade

Jon Trask

A maioria da propriedades rurais no mundo são familiares de pequeno e médio porte. A palestra vai apresentar como o Blockchain pode aumentar a produtividade dessas propriedades e trazer prosperidade e inclusão para essas famílias e mudando a cara do agronegócio.

workshop | Dimitra, tecnologia de ponta para o pequeno agricultor

Diego Costa

Workshop de apresentação da Plataforma Dimitra.io - Dimitra Incorporated é uma empresa internacional com a missão de fornecer AgTech globalmente aos agricultores.

Os pequenos agricultores em muitas áreas do mundo lutam para sobreviver. Eles podem desempenhar um papel importante na solução da escassez mundial de alimentos, melhorando a segurança alimentar e abordando as questões de segurança alimentar. Colocar tecnologia simples, bonita e eficaz em suas mãos é nosso objetivo principal. Queremos ajudá-los a melhorar sua produtividade com o poder da informação.

Estamos estabelecendo metas ambiciosas e impactantes. Dimitra está fazendo a diferença na vida de muitos. Queremos expandir nossa plataforma para 100 milhões de usuários de pequenos agricultores nos próximos 3 anos. 

workshop | Blockchain na rastreabilidade, revolucionando o Agro!

Apresentação do trabalho realizado na Ecotrace Solutions, empresa em que o Eric é CTO, que nasceu com o DNA da tecnologia Blockchain para dar mais confiabilidade e transparência à rastreabilidade de commodities (carne, frango e algodão) e tornar os dados 100% auditáveis.

mesa-redonda | Articulando ecossistemas do agronegócio com Blockchain

Os novos modelos de negócio proporcionados pelo Blockchain pode articular os pequenos produtores e beneficiadores de produtos agropecuários, agrefando valor à produção local e distirbuindo renda na cadeia mais próxima aos produtores, longe dos grandes centro?
Esse painel vai explorar iniciativas como tokenização, rastreamento e certificação levaram a todos os produtores, condições de competir com os grandes.


9. Revolução na Área da Saúde

Tendências do Blockchain na Saúde

Márcio G. B. de Avelar

Discutiremos as principais motivações e alguns desafios do uso de blockchain em saúde, como escalabilidade e capacidade de armazenamento, tamanho de blockchain, interoperabilidade universal e padronização. Também daremos alguns prospectos dessa aplicação tecnológica em relação aos dados em saúde e seu processo de compartilhamento, ensaios clínicos, indústria farmacêutica, big data, inteligência artificial, dispositivo ultrassônico 5G, segurança e privacidade.


10.Revolução nas Organizações

Workshop |Gestão e Liderança na Revolução Blockchain

Gloria Tellez

A sessão visa mostrar como as organizações podem aproveitar as cinco principais tendências para 2022 para surfar a primeira onda da Revolução Blockchain.

The "Perfect Strategic Fit": Blockchain-Cryptoeconomy Framework VS Resource-Based View Theory of Competitive Advantage

Marcelo A. F. Curi 

Os teóricos renomados que forjaram a Resource-Based View, contrapondo-se ao pensamento de Michael Porter (Stucture Conduct Performance), estão na raiz de novos modelos de negócio que, há algumas décadas, inovam em prol da cocriação de valor; entre indústrias e setores diversos, globalmente.
Este movimento, que evolui para cooptar o indivíduo e seus múltiplos papéis, em um novo contexto socioeconômico, encontrou nos atributos singulares e intrínsecos ao Blockchain-Cryptoeconomy Framework, adequação virtualmente perfeita para ampliar horizontes à geração e distribuição de riqueza; cada vez mais inclusiva e descentralizada.